Blog

Tendências de marketing digital para 2018

janeiro de 2018

De acordo com especialista, Google promete alterar algoritmo de pesquisas, trazendo novos desafios para quem atua com SEO.

Reflita sobre seus hábitos de consumo: nos últimos 12 meses, você comprou mais pela Internet ou em lojas físicas? E se a compra foi feita em um estabelecimento comercial convencional, qual foi sua fonte de informações sobre o produto adquirido? Não é preciso ser nenhum gênio da lâmpada para saber que pelo menos uma destas respostas foi a rede mundial de computadores e suas inúmeras plataformas. O comércio eletrônico cresce em todo o mundo em alta velocidade e tal tendência exige adaptação por parte daqueles que querem se manter no mercado. Muitas empresas tem encontrado no marketing digital as ferramentas para fazer as suas vendas alavancarem na Internet. 

Uma das metas relacionadas ao marketing digital é fazer com que os mecanismos de busca, como o Google, coloquem o seu negócio no topo dos resultados das pesquisas. Este é o principal objetivo do trabalho de SEO (Search Engine Optimization, em inglês), que consiste, entre outras práticas, na otimização de páginas web de forma a aumentar as chances de elas ganharem visibilidade nos resultados das buscas. Na verdade, este trabalho abarca um conjunto de técnicas para alcançar os resultados desejados, seja captar leads, melhorar o ranqueamento em palavras-chave do ramo ou aumentar as vendas. 

Entre as práticas de SEO, está o aperfeiçoamento da estrutura dos sites, a produção de conteúdos interessantes para o consumidor potencial com o intuito de aumentar a relevância da empresa ou serviço na internet. Apesar de se dedicar a descobrir o que o consumidor pensa, o que procura e quais palavras utiliza para buscar o que deseja na Internet, o marketing digital está longe de ser uma ciência exata. Ao contrário, está em constante mutação e aperfeiçoamento, dadas às mudanças cada vez velozes que este mercado virtual exige. 

● Mobile First Index
Quando você faz uma pesquisa no Google, os sites de referência aparecem em uma página de resultados, a chamada Search Engine Results Page, ou simplesmente SERP. Em 2018, o maior indexador de sites do mundo, o Google, vai alterar a forma de alcançar estes resultados. Até então, os algoritmos dão a prioridade de análise para páginas desenvolvidas para desktops, mas o mobile vai passar a ter esta preferência. “Hoje a maioria das buscas é feita pelos celulares, portanto, os mobile terão esta prioridade. Isso vai exigir novas estratégias de sites bem posicionados hoje, que se não tiverem um bom site mobile podem perder posições com a mudança deste algoritmo”, afirma o especialista Kadu de Carvalho.

● Busca por voz
E se falamos em uma demanda maior partindo do mobile, é certo afirmar que os usuários de smartphones recorrem cada vez menos aos teclados na hora de fazer suas pesquisas. Afinal, é possível encontrar o que procura usando os comandos de voz do Google, já disponíveis para as plataformas de Android e iOS. O problema é que não falamos conforme escrevemos. Por isso, será primordial reavaliar as palavras-chave usadas para o site ser encontrado, de forma a não perder engajamento.

● RankBrain 
O Google RankBrain é apontado como um dos principais desafios dos consultores SEO ao traçar suas estratégias. Por causa dele, é cada vez mais importante identificar o perfil de quem acessa determinado site, de forma que as páginas sejam personalizadas a este perfil. O RankBrain, que deve ganhar força no novo algoritmo a ser atualizado em 2018, promete dar resultados diferentes para pessoas distintas, mesmo usando os mesmos termos na hora de fazer a pesquisa. “A ideia é deixar o algoritmo ainda mais inteligente, de forma que o sistema do Google entenda claramente o que determinada pessoa procura ao fazer a sua busca. Esta mudança promete movimentar o mercado de buscas on-line em 2018, pois significa que um site que aparece em segundo lugar na SERP para um poderá ser mostrado em décimo para outro”, explica Kadu.

Fonte: (Redação - Investimentos e Notícias)

COMPARTILHE

Categorias
Postagens recentes
junho 21, 2018

Invista em comunicação digital e tenha mais resultados!

A 2 Mil Publicidade tem como meta atender às necessidades…

junho 13, 2018

Instagram vai permitir que você compre produtos diretamente do Stories

O Instagram vai adicionar a capacidade de lojas venderem…

junho 05, 2018

E-mail Marketing: O que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa

E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital…