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Por que e como pequenas empresas devem começar a investir em marketing digital

outubro de 2016

Pesquisa feita no Brasil mostrou que apenas 7% dos micro, pequenos e médios empresários investem em anúncios na web - ao contrário da tendência global.

Com os números do levantamento, podemos perceber que os pequenos empreendedores brasileiros ainda não investem no marketing digital para divulgar suas marcas ou vender seus produtos e serviços – uma tendência forte em outros países, e que vem trazendo bons retornos tanto econômicos quanto de engajamento dos consumidores às novas marcas e/ou prestadores de serviço.

“Infelizmente ainda é muito difícil convencer os pequenos empresários a investirem em canais digitais, principalmente os mais velhos. Acredito que isso acontece porque muitos ainda pensam que isso é uma estratégia voltada apenas para grandes empresas. Por fim, existe a questão financeira, já que as PMEs estão focadas na operação, sem ter muitos recursos para investirem na divulgação”, aponta o sócio proprietário da ONI Agência, empresa de marketing digital, Johnny Lima.

Para o especialista em marketing para Pequenas e Médias Empresas e co-founder da plataforma online leadlovers, Diego Carmona, o desconhecimento sobre o grande potencial que existe no investimento em ferramentas online também explica os números baixos de aderência no País. O especialista afirmou ao Brasil Econômico que ainda existe um ciclo arcaico que impede o crescimento das PMEs na web.

“Muitos empreendedores pequenos não têm recursos para investir em um setor de marketing completo e não têm paciência ou disponibilidade de tempo para aprender como realizar uma estratégia eficiente para utilizá-la em seu negócio”, completa.

Exigência do mercado

Se você é ou pensa em abrir um micro, pequeno ou médio negócio, a recomendação é: saiba investir em ferramentas online – que muitas vezes podem ser bem baratas ou mesmo gratuitas.  Afinal, segundo as palavras do sócio-fundador e diretor de comunicação e conteúdo da Agência Linka, Lucas Burza, “atualmente não ser encontrado online é como não existir”.

Desse modo, após gastar energia para ativar o negócio e garantir que o novo empreendimento ultrapasse os desafios do mercado, é preciso investir na expansão. Nesse período, é essencial contar com a presença digital, entendendo a necessidade de exposição aos potenciais clientes.

“De certa forma, o mercado cobra isso dos pequenos empreendedores. Se se fala que a marca não tem um site, existirá um estranhamento. Muitos consumidores hoje perguntam, por exemplo: 'como eu posso achar vocês sem ser na loja física?”, destaca o especialista.

Quebrando barreiras físicas

Uma grande vantagem de se investir em canais digitais – seja em sites ou nas mídias sociais – é conseguir o tráfego de potenciais clientes, ultrapassando as limitações geográficas. Afinal, a probabilidade de vender para mais pessoas só é possível se você for acessível para um número maior delas. “Quebrar a barreira do físico e ter em mente que qualquer pessoa em qualquer lugar pode ser seu cliente faz com que seu negócio escale”, garante Burza.

A especialista em internet marketing, autora do livro Facebook Marketing, Camila Porto, explica que as PMEs devem pensar as mídias sociais como formas de impactar mais pessoas e suas redes de conexões através do compartilhamento e dos likes. “Uma maneira que ajuda muito a propagar a marca e, consequentemente, vender produtos e serviços. O público-alvo interage comentando, recomendando e se relacionando com a marca nessas páginas de maneira muito objetiva”, destaca.

Dessa maneira, as redes sociais podem ajudar a pequena empresa a se tornar mais próxima do consumidor, divulgando promoções, produtos e novidades. Além disso, o site pode ser usado para trazer informações institucionais e disponibilizar um campo para e-commerce, o que possibilita a compra de produtos ou a contratação de serviços para consumidores de qualquer local do País.

Fonte: Economia - iG 

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